Para a implementação do projeto foi necessário ganhar terreno adicional, no delta do Rio das Pérolas, através da construção de aterros e estruturas suportadas por estacas.
A ilha artificial com 1,2 km2 recebeu os caminhos de circulação e a pista principal, com cerca de 3,5 km de comprimento, adequada para aviões de grande porte.
Os trabalhos principais contemplaram:
- Dragagem de aluviões: 20 milhões m3;
- Enchimentos submarinos com areia: 34 milhões m3;
- Pedra de fundação: 3 milhões m3;
- Rampa de proteção em acropodes: 250 000 m3 de betão;
- Quebra-mar com blocos de betão pré-fabricados: 80 000 m3;
- Drenagem vertical: 8 700 km;
- Vibroflutuação: 400 000 m2;
- Construção de duas pontes de ligação, com tabuleiros de 44 m de largura e 3 000 m de extensão total, assentes em 2 440 estacas pré-moldadas com Ø de 0,80m (PHC) e 387 estacas com Ø 1 m moldadas no local;
- Construção de uma pista em betão com 3 360 m por 60 m, com uma base granular de 0,70 m e um pavimento em betão com 0,90 m;
- Construção dos caminhos de circulação em betão com 44 m de largura e 1 500 m de comprimento.
Intervenção