Este projeto refere-se à reabilitação das áreas de movimento do Aeródromo do Uíge, com vista a melhorar as condições de segurança das operações de transporte aéreo, nomeadamente para as novas aeronaves a operar em Angola tais como os Boeings 727-200 e 737-700 W.
O Aeródromo do Uíge, apresenta uma pista com 2 000 m de comprimento e 30 m de largura, dois caminhos de circulação e uma placa de estacionamento de aeronaves.
A pista, os caminhos de circulação e a placa apresentam um pavimento revestido a asfalto muito degradado, com fendas, cavados de rodeiras e depressões várias, não dispondo de bermas, de faixa de segurança desmatada (“STRIP”) e nem de áreas de segurança de fim de pista “RESA”.
A reabilitação inclui a beneficiação do pavimento existente, o aumento do comprimento da pista em 300 m e o aumento da largura da plataforma em 15 m, a introdução de bermas pavimentadas, a desmatação e terraplenagem do “STRIP”, a construção de áreas de segurança de fim de pista (“RESA”), ficando o aeroporto com a classificação 4C.
O projeto inclui a sinalização aeroportuária diurna da pista, caminhos de circulação e placa de estacionamento bem como a sinalização luminosa adequada e a aproximações com instrumentos de não precisão.
Estudo Geológico e Geotécnico
Estudo Prévio
Projeto de Execução
27 M€
2008 - 2010
Tecnovia Angola Lda
TPF Consultores
ENANA – Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea de Angola