Túneis de drenagem da cidade de Lisboa e intervenções associadas

Túneis de drenagem da cidade de Lisboa e intervenções associadas
Túneis de drenagem da cidade de Lisboa e intervenções associadas
Túneis de drenagem da cidade de Lisboa e intervenções associadas

A presente empreitada visa a construção de dois túneis, o Túnel Monsanto-Santa Apolónia (TMSA) e o Túnel Chelas-Beato (TCB), com vista à materialização de dois sistemas de drenagem independentes, da cidade de Lisboa, capazes responder de forma eficaz e estruturante às necessidades de drenagem das águas pluviais. 

Estas infraestruturas serão executadas com recurso a máquina tuneladora (TBM).

  • O túnel Monsanto – Santa Marta – Santa Apolónia (TMSA), com um diâmetro interno de 5,5 m e um comprimento de 4,60 km, desenvolve-se de Campolide a Santa Apolónia, intercetando os caudais pluviais provenientes das bacias hidrográficas urbanas de Alcântara, Av. Liberdade e Av. Almirante Reis (bacia hidrográfica de 2 900 ha). O túnel foi concebido para um período de retorno de 100 anos e terá a capacidade de escoar caudais superiores a 160 m3/s.
  • O túnel de Chelas – Beato (TCB) com diâmetro interno de 5,5 m e 1,48 km de comprimento. O seu objetivo é resolver problemas de inundação na área de Xabregas, desviando os fluxos provenientes do sistema de drenagem da Estrada de Chelas (bacia hidrográfica de 1 700 ha).

São várias as obras associadas a ambos os túneis, as quais se encontram sumariamente resumidas na listagem seguinte:

  • Túnel Monsanto-Santa Apolónia (4,60 km)

Túnel (TMSA) ; Obra de desvio do Caneiro de Alcântara para a obra de entrada (TM1) ; Obra de desvio e interseção na Avenida da Liberdade (TM2) ; Obra de desvio e interseção em Santa Marta (TM3) ; Obra de desvio e interseção na Avenida Almirante Reis (TM4) ; Obra de descarga em Santa Apolónia (TM5) ; Sistema de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais da zona baixa da bacia de Santa Apolónia, na zona envolvente à descarga do TMSA (TM6)

  • Túnel Chelas-Beato (1,48 km)

Túnel (TCB); Obra de desvio do Caneiro de Chelas para a obra de entrada (não incluída no âmbito da presente empreitada) ; Obra de descarga na zona da Doca do Poço Bispo ; Sistema de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais intersetado pela obra de descarga do TCB.

Intervención

Fiscalização, coordenação de segurança em obra, gestão da qualidade, gestão ambiental e gestão do risco da empreitada de execução.

Download PDF

Fecha

2021 - EN CURSO

Cliente

Direção Municipal de Manutenção e Conservação da Câmara Municipal de Lisboa

Compañías

TPF Consultores

Sectores

Comparte este Proyecto

Comparte este Proyecto