O Aproveitamento Hidroagrícola da Faveta situa-se na Ilha de Santiago, no concelho de São Salvador do Mundo, Cabo Verde.
Este aproveitamento, com uma área equipada que ronda os 80 hectares, é beneficiado por um sistema hidráulico com origem na barragem da Faveta, construída na ribeira com o mesmo nome.
O projeto de execução da rede de rega elaborado pela TPF Consultores incidiu sobre 62 ha, pertencentes aos Blocos de Faveta - Mato Forte e Cacheu.
Os dois blocos projetados compreendem 62 prédios, repartidos do seguinte modo:
A água armazenada na albufeira é aduzida de modo a regar os blocos.
O Bloco de Faveta – Mato Forte é alimentado pela conduta adutora de PEAD DN 225, na qual serão executadas duas derivações para as redes de rega. As redes de rega do Bloco de Cacheu têm a sua origem no reservatório de 1 000 m3, construído na zona de Cacheu.
O aproveitamento é servido por uma rede coletiva com 5 235 metros de condutas em PEAD com diâmetros variáveis, entre DN 75 mm e DN 400 mm.
A água é fornecida aos agricultores em pressão e previamente filtrada através de filtros de areia, os quais garantem um grau de limpeza adequado à rega localizada.
Projeto de Execução da Rede de Rega
2013 - 2014
MDR - Ministério do Desenvolvimento Rural
TPF Consultores
AgroGes