O Aproveitamento Hidroagrícola de Canto Cagarra situa-se a norte da Ilha de Santo Antão, no concelho de Ribeira Grande, Cabo Verde.
O aproveitamento tem uma área equipada na ordem dos 65 hectares e é beneficiado por uma rede de rega, projetada pela TPF Consultores, com origem na barragem de Canto Cagarra, na ribeira Grande de Santo Antão.
Na área de influência da barragem de Canto Cagarra estão identificados 97 prédios, somando uma área total de aproximadamente 65 hectares, com a seguinte repartição:
A adução de água é efetuada por bombagem, a partir de uma torre de captação situada na albufeira, até aos reservatórios Chã de Igreja de Cima (N.º 1) e Fajã Grande (N.º 3), através de condutas adutoras DN 110 mm. Por sua vez, na margem esquerda da ribeira Grande de Santo Antão, o reservatório Chã de Igreja de Cima (N.º 1) alimenta, por gravidade, o reservatório Chã de Igreja (N.º 2) e, na margem direita da ribeira, o reservatório Fajã Grande (N.º 3) alimenta, também por gravidade, o reservatório Fajãzinha (N.º 4).
Diretamente da barragem desenvolve-se uma conduta adutora de distribuição, PEAD DN 225 mm, cuja finalidade é, de forma gravítica, aduzir água até ao reservatório Cruzinha (N.º 5).
A empreitada das redes secundárias de rega inicia-se em 26 derivações DN 50 mm e a rede coletiva tem um desenvolvimento de 4 452 metros de condutas em PEAD.
A água é fornecida aos agricultores em pressão e previamente filtrada através de filtros de anéis.
Projeto de Execução de Rede de Rega
2013 - 2014
MDR - Ministério do Desenvolvimento Rural
TPF Consultores
AgroGes