O EIA incluiu a caracterização da situação de referência de modo a identificar e limitar zonas sensíveis do ponto de vista ecológico e arqueológico/arquitetónico, que pudessem condicionar a execução das várias obras, traçados de acessos, local do estaleiro, local de manchas de empréstimo, etc.; a identificação, previsão e avaliação dos impactes positivos e negativos durante a fase de construção, operação e manutenção do aproveitamento, e após o seu abandono e desativação; a definição de um conjunto de medidas de minimização dos impactes negativos, gerados pela construção e operação do aproveitamento; e a descrição de um plano de monitorização dos recursos hídricos a serem afetados.
Pretende-se armazenar água para alimentação de um sistema de rega de distribuição em pressão, destinado ao Aproveitamento Hidroagrícola da Coutada/Tamujais, com 330 ha.
A barragem, com uma altura máxima de 23m, terá um coroamento com 412 m de desenvolvimento e 8 m de largura. A área inundada será de 44 ha, permitindo um armazenamento total de 3,9 hm3.
Projeto de Execução
Estudo de Impacte Ambiental
1999 - 2000
DRABI - Direcção Regional de Agricultura da Beira Interior
TPF Consultores