O Aproveitamento Hidroagrícola do Pessegueiro, inserido na Bacia Hidrográfica do Guadiana, tem por objetivo beneficiar cerca de 40 ha correspondentes a pequenas parcelas existentes com estrutura fundiária de minifúndio. É constituído por uma barragem de aterro com cerca de 15 m de altura, pela rede de rega com cerca de 2,5 km de extensão e pela rede viária. Os seus elementos constituintes apresentam, as seguintes características:
Barragem - A Barragem do Pessegueiro dará origem a uma albufeira com capacidade total de 297 dam3 e área de 7,86 ha, para o que terá uma altura máxima de 15 m e um desenvolvimento do coroamento de cerca de 209 m sendo para tal necessário construir um dique na margem esquerda, com cerca de 3,5 m de altura máxima e 98 m de desenvolvimento do coroamento.
Rede de Rega - Sistema do tipo gravítico, em que a carga piezométrica mínima disponível é fixa (corresponde à cota do plano de água na albufeira ao nível do NmE).
Para além dos hidrantes, foram instaladas, ao longo da rede de rega, ventosas, descargas de fundo e válvulas de seccionamento.
Rede Viária - Possui um perfil transversal constituído por uma faixa de rodagem com 3,50 m, ladeada por bermas com 0,50 m. A plataforma apresenta uma inclinação transversal de 2,5% de modo a assegurar a drenagem superficial da água para as valetas. Os taludes têm inclinações de 1V/1,5H, tanto para as situações de aterro como para as de escavação.
Fiscalização de Obra
1,3 M€
2007 - 2008
Direcção Regional da Agricultura do Algarve
TPF Consultores