Aproveitamento Hidroelétrico de Vale Madeira

Aproveitamento Hidroelétrico de Vale Madeira
Aproveitamento Hidroelétrico de Vale Madeira

O aproveitamento hidroelétrico é constituído pelo açude, central hidroelétrica, escadas de peixes e canal de restituição.
O volume da albufeira criada pelo açude é de 827 dam3 e regulariza os caudais que são turbinados neste aproveitamento e no Aproveitamento de Senhora de Monforte.
O descarregador tem um desenvolvimento de 50 m, com uma altura máxima de 13 m.

A tomada de água, com uma secção total de 4,80x3,95 m2 está munida de grelha de proteção, com um limpa-grelhas mecânico, localizada na margem direita.

A central hidroelétrica, foi projetada com uma turbina Kaplan de eixo vertical, para um caudal de 12 m3/s e uma queda bruta máxima de 11 m.

Para proceder à classificação da barragem de Senhora de Monforte de acordo com o Decreto Lei n.º 344/2007 (Regulamento de Segurança de Barragens), foi elaborado o estudo da rotura da barragem e a propagação da onda de cheia da rotura ao vale a jusante.

Para este estudo foi utilizado um modelo hidrodinâmico que simulou os seguintes cenários: a) cheia milenar; b) rotura da barragem de Vale de Madeira; c) rotura da barragem de Senhora de Monforte e da barragem de Vale de Madeira, provocando um efeito de rotura em cascata.

Intervenção

Estudo de Viabilidade

Projeto Base

Estudo de Rotura e de Classificação da Barragem

Download PDF

Data

2008 - 2009

País

Cliente

Energias Hidroeléctricas, Lda

Empresas

TPF Consultores

Sectores

Partilhe este Projeto

Partilhe este Projeto