O Estudo de Impacte Ambiental realizado teve por objetivo: 1) caracterizar a situação de referência de modo a identificar e limitar zonas sensíveis sob os aspetos ecológico e arqueológico/arquitetónico, que possam condicionar a execução das várias obras, traçado de acessos, local do estaleiro, local de manchas de empréstimo e outras; 2) identificar, prever e avaliar os impactes positivos e negativos durante a fase de construção, operação e manutenção do aproveitamento, ou após o seu abandono e desativação; e 3) definir um conjunto de medidas de minimização dos impactes negativos gerados pela construção e operação do aproveitamento.
A barragem de Vale Madeiro, construída numa secção da ribeira da Agricha, constitui a principal infraestrutura do Aproveitamento Hidroagrícola de Vilar de Ledra.
A barragem, de terra, tem um coroamento com 186 m de desenvolvimento e 7 m de largura; a sua altura máxima acima do terreno natural é de 30 m. O volume total de aterro é de 202 dam3. A área inundada ao nível de pleno armazenamento (NPA) é de 18,3 ha, permitindo um armazenamento total de 1 509 dam3, previsto para a beneficiação pela rega de cerca de 300 ha.
Estudo de Impacte Ambiental
1992 - 1996
DRATM - Direcção Regional de Agricultura de Trás-os-Montes
TPF Consultores