O estudo teve por objetivo a salvaguarda dos usos primários e, simultaneamente, dos recursos e valores naturais presentes (água, flora, fauna, solo, paisagem, entre outros), fixando os usos e o regime de gestão compatíveis com a utilização sustentável do território, proporcionando, assim, as condições indispensáveis à utilização dos recursos hídricos para os fins previstos que, no caso presente, é o abastecimento público.
A albufeira da barragem de Ranhados tem uma capacidade de armazenamento de 2,6 hm3 e uma área inundada de 18 ha.
Esta albufeira foi criada por uma barragem construída na ribeira de Torto, dominando uma bacia hidrográfica com 43,7 km2. É a origem de água de um sistema que irá servir 16 200 habitantes.
O Estudo Integrado de Ordenamento e Gestão da Albufeira de Ranhados teve por objetivo a definição de um modelo de ocupação e gestão territorial do plano de água da albufeira de Ranhados, incluindo uma área de 500 m ao lado do sistema de retenção normal (NPA).
Os estudos incluíram uma caracterização detalhada da área coberta pelo plano, a caracterização da bacia hidrográfica ao nível dos recursos hídricos e fontes de poluição e caracterização sócio-económica da comunidade onde se localiza a albufeira.
2001 - 2003
Águas do Zêzere e Côa, S.A.
TPF Consultores
COBA