Estudo Integrado de Ordenamento e Gestão da Albufeira de Ranhados

O estudo teve por objetivo a salvaguarda dos usos primários e, simultaneamente, dos recursos e valores naturais presentes (água, flora, fauna, solo, paisagem, entre outros), fixando os usos e o regime de gestão compatíveis com a utilização sustentável do território, proporcionando, assim, as condições indispensáveis à utilização dos recursos hídricos para os fins previstos que, no caso presente, é o abastecimento público.

A albufeira da barragem de Ranhados tem uma capacidade de armazenamento de 2,6 hme uma área inundada de 18 ha.

Esta albufeira foi criada por uma barragem construída na ribeira de Torto, dominando uma bacia hidrográfica com 43,7 km2. É a origem de água de um sistema que irá servir 16 200 habitantes.

Intervenção

O Estudo Integrado de Ordenamento e Gestão da Albufeira de Ranhados  teve por objetivo a definição de um modelo de ocupação e gestão territorial do plano de água da albufeira de Ranhados, incluindo uma área de 500 m ao lado do sistema de retenção normal (NPA).

Os estudos incluíram uma caracterização detalhada da área coberta pelo plano, a caracterização da bacia hidrográfica ao nível dos recursos hídricos e fontes de poluição e caracterização sócio-económica da comunidade onde se localiza a albufeira.

Download PDF

Data

2001 - 2003

País

Cliente

Águas do Zêzere e Côa, S.A.

Empresas

TPF Consultores

COBA

Sectores

Partilhe este Projeto

Partilhe este Projeto