A área total da bacia hidrográfica do rio Douro é de 97 600 km2, dos quais 18 600 km2 (19%) se encontram em território português.
O Plano foi realizado tendo por objetivo a definição de um instrumento de gestão de recursos hídricos, para a conservação e valorização de forma sustentada do recurso água, centrando-se nos seguintes temas: (1) Hidrologia; (2) Cadastro de Infraestruturas Hidráulicas e de Saneamento Básico; (3) Ambiente; (4) Socioeconomia; (5) Sistema Normativo e Institucional; (6) Análise Económico, Financeiro e Fiscal.
Estes temas, dada a sua abrangência, foram desenvolvidos em diversas fases, de que se destacam: (1) Análise e Diagnóstico da Situação de Referência; (2) Definição de Objetivos; (3) Estratégias, Medidas e Ações; (4) Programação da Implementação do Plano e Ações Complementares.
Colaboração nos Estudos de: Hidrologia, Erosão, Infraestruturas Hidráulicas para Abastecimento de Água e Saneamento, Ambiente, Sócio-economia, Quadro Normativo, Institucional, Financeiro e Fiscal
1997 - 2001
INAG - Instituto da Água
TPF Consultores
Hidrorumo, Procesl