O Plano Diretor de Agua e Saneamento da ilha da Boa Vista (com uma área de 620 km2 e uma população de 9162 habitantes em 2010), teve como objetivo global estabelecer, para os próximos 20 anos, um servico de Água e Saneamento universal e sustentável para a população de Boa Vista, incluindo a respetiva Avaliação Ambiental e Social Estratégica, e como objetivos parciais os seguintes:
- Definir as metas a alcançar e as condições a serem satisfeitas na llha da Boa Vista no fornecimento de água e saneamento para populações, equipamentos, indústria e turismo;
- Definir as metas a alcancar e as condições a serem satisfeitas no fornecimento de água para explorações agrícolas e pecuárias;
- Selecionar as origens da água e definir as respetivas infraestruturasde captação;
- Conceber o sistema de condutas adutoras que transportarão a água tratada atá as várias localidades;
- Estabelecer os esquemas de tratamento a adotar, visando a produção de água potável que cumpra em permanência os requisitos da Organização Mundial de Saúde;
- Definir os tipos de instalações comunitárias de abastecimento de água para as populações que vivem em casas sem rede interior de distribuição;
- Apurar os volumes de água de reserva e a respetiva repartição territorial;
- Equacionar a problemática do saneamento e conjugá-la com a do abastecimento de água;
- Conceber as redes de drenagem das águas residuais geradas;
- Definir os respetivos esquemas de depuração e de destino final do efluente depurado visando o reaproveitamento das águas regeneradas;
- Identificar os investimentos necessários e estimar os respetivos custos;
- Estabelecer os calendários de execução das respetivas obras.
O trabalho realizado abrangeu também ações de formação visando a capacitação e transferência de conhecimentos para as instituições locais nos seguintes temas:
- Enquadramento legal, contratual e regulamentar: Direito da Água e da Regulação dos Serviços de Água e Saneamento; lntrodução aos servicos de abastecimento de água e saneamento de águas residuais; Parcerias público-privadas, sua promoção e gestão contratual; Regulamentos de services de água e saneamento;
- Gestão sustentável dos serviços de água e saneamento: Planos de Segurança da Água; Gestao patrimonial de infraestruturas; Qualidade da água para consumo humano;
- Informação, educação e comunicação: Interface das entidades gestoras com os utilizadores; Procedimento de Avaliação Ambiental e Social Estratégica.
Intervenção
Plano Diretor, incluindo todos os estudos necessários para o seu desenvolvimento nomeadamente sobre: Abastecimento de Água, Saneamento, Avaliação Ambiental Estratégica e Social, Plano de Monitorização e Avaliação do Plano Diretor, incluindo a definição de indicadores, de fatores críticos de decisão e os critérios para análise
Componente de formação/capacitação e de transferência de conhecimento, consultas públicas e SIG