Projeto de pontes e viadutos ferroviários relativos à nova linha de via dupla eletrificada, entre as estações de Thénia e Bordj Bou Arreridj, que liga Argel e Constantine, na Argélia.
É uma linha de via dupla balastrada, de tráfego misto, para transporte de passageiros e mercadorias, com velocidades de projeto de 160 km/h e 100 km/h respetivamente, numa extensão de 175 km, integrando 83 pontes e viadutos e vários túneis.
Foram realizados os estudos de 29 obras de arte, com 12,82 m de largura e comprimentos que variam entre os 130 m e os 2325 m.
Como principais soluções adotou‐se a conceção de tabuleiros com tramos isostáticos, compostos por vigas pré‐ fabricadas de betão armado pré‐esforçado por pós‐tensão e vãos com 32 m, de forma a minimizar a utilização de aparelhos de dilatação de via. Para os tabuleiros de altura elevada, foi previsto um sistema estrutural contínuo, com vãos máximos de 100 m e os tabuleiros em secção viga‐caixão monocelular, de betão armado pré‐esforçado longitudinalmente, foram construídos pelo método de avanços sucessivos.
Projeto
2011 - 2019
DESSAU INTERNATIONAL / CHINA CIVIL ENGINEERING CONSTRUCUION CORPORATINO (CCECC)
TPF Consultores
Perry da Câmara Associados