Mestre Maco em Oeiras (atual AKI)

Mestre Maco em Oeiras (atual AKI)
Mestre Maco em Oeiras (atual AKI)
Mestre Maco em Oeiras (atual AKI)

Trata-se de um edifício que possui 4 pisos elevados, sendo os primeiros dois pisos (1 e 2) destinados a estacionamento. Nos pisos 3 e 4 localizam-se a loja e os escritórios e serviços, respetivamente.
Estruturalmente, o edifício é composto por dois corpos:

  • Corpo 1, onde se localiza a entrada do edifício, caracterizada por estrutura suspensa por perfis metálicos com 4,70 m de vão e 29,0 m de comprimento, suportando, no piso 3, as passadeiras rolantes e ao nível do piso 4, um terraço não acessível; 
  • Corpo 2, onde se localiza o cais de descarga com duplo pé direito.

A estrutura é constituída, em geral, por lajes fungi formes maciças com 0,30 m de espessura, sendo as rampas de acesso aos estacionamentos constituídas por laje vigada com 0,25 m de espessura. A cobertura do cais de descarga é em laje vigada com 0,20 m de espessura.
A cobertura do edifício apresenta duas soluções distintas em laje vigada maciça com espessura de 0,20 m e estrutura metálica constituída por asnas metálicas de secção variável e madres para suporte de uma chapa “sandwich" de cobertura.
Os pilares são fundados em sapatas, isoladas em geral, e comuns nos casos em que se pretendeu solidarizar as fundações, caso dos núcleos de elevadores.
Os passadiços metálicos de saída de emergência tem 2,7 m de largura, vencendo um vão máximo de 6,0 m.

Intervenção

Projeto de Estruturas e Fundações

Download PDF

Valor da Obra

3 Milhões

Data

2006 - 2008

País

Cliente

GUEDOL Engenharia, S.A.

Empresas

TPF Consultores

Sectores

Partilhe este Projeto

Partilhe este Projeto