O Projeto do Parque de Infraestruturas Verdes na Cidade da Beira pretende melhorar a drenagem natural nesta cidade através de investimentos em infraestrutura verde e incorporando soluções que visam aumentar a resiliência da cidade da Beira às alterações climáticas, melhorando o controlo de inundações e preparando-a para enfrentar os efeitos das alterações climáticas, sendo uma intervenção que ocorre ao longo de 3,5 km de extensão do rio Chiveve, que flui através de uma área urbanizada.
O Projeto visa criar um espaço de parque urbano, unificado e interligado, que se prolonga pelas três bacias do rio com um percurso pedonal que liga a zona do Goto, na Bacia Três, ao porto de pesca adjacente à Bacia Um, estando previsto nesta bacia a criação de uma área recreativa com passeios, parque aquático, academia ao ar livre, parques infantis, instalações desportivas e uma avenida com espaços de esplanada.
Na Bacia Dois, com foco cultural, a intervenção é centrada em torno da Casa da Cultura existente, com bancas de artistas, espaços para exposições e um anfiteatro.
A Bacia Três é vista como um centro educacional com jardins botânicos que se ligam à biblioteca pública localizada nesta bacia. É também proposto um espaço público com instalações desportivas e parques na zona da entrada do bairro do Goto.
Financiamento IDA e KfW
Revisão de Projeto
Projeto de Execução de Pontes Pedonais
Fiscalização de Obra
17 M€
2018 - 2020
AIAS – Administração de Infra-Estruturas de Abastecimento de Água e Saneamento
TPF Consultores, TPF Moçambique
TPF Engenharia