Este projeto está inserido no programa "1.º Direito – Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)", destinado a facilitar o acesso à habitação digna para pessoas em condições habitacionais precárias.
ESTRUTURAS
Todos os métodos construtivos e materiais previstos nos edifícios são usuais e de fácil instalação, viabilizando uma execução mais eficiente. As estruturas serão pré-fabricadas em pórticos de betão armado, com lajes alveolares de vãos otimizados para maior durabilidade e sustentabilidade.
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E ENERGIA RENOVÁVEL
O projeto destaca-se também pela integração de energia renovável através de painéis fotovoltaicos, com uma lógica de autoconsumo que reduz a dependência da rede pública e beneficia os residentes com redução de custos energéticos. A estimativa do contributo da energia elétrica proveniente do(s) sistema(s) solares fotovoltaicos na produção de AQS é de 60 %. As soluções de climatização e produção de água quente sanitária (AQS) superam as exigências da diretiva nZEB (edifícios com necessidades quase nulas de energia) em 20%, promovendo conforto e eficiência energética.
Estudo Prévio na fase de concurso
Projeto de Execução