Projeto de Arquitetura e Arranjos Exteriores da Nova Adega da Quinta da Marmeleira

Projeto de Arquitetura e Arranjos Exteriores da Nova Adega da Quinta da Marmeleira
Projeto de Arquitetura e Arranjos Exteriores da Nova Adega da Quinta da Marmeleira
Projeto de Arquitetura e Arranjos Exteriores da Nova Adega da Quinta da Marmeleira

O projeto da Nova Adega da Quinta da Marmeleira surgiu da necessidade de criar novas instalações, corretamente dimensionadas e equipadas para o processamento de 350 toneladas de uva, estimando-se uma ocupação diária de 20 funcionários permanentes. A Quinta da Marmeleira apresenta uma área de 8,32 hectares.

A Nova Adega pretende constituir-se como uma unidade agroindustrial de referência, dotada das melhores condições tecnológicas disponíveis atualmente, corretamente dimensionada e capacitada para a função a que se destina.

O projeto apresentado reflete os aspetos técnicos e funcionais relativos ao processo produtivo – delineados em estreita colaboração com um consultor enólogo – bem como características de ordem estética e funcional indicadas pelo cliente.

A Nova Adega será implantada no extremo norte da propriedade, é composta por três volumes, nomeadamente o Edifício Principal (albergando as áreas afetas aos serviços administrativos e áreas complementares de apoio) e duas naves dedicadas às atividades produtivas.

O edifício apresenta uma de planta ortogonal regular, é composto por 3 pisos, sendo o primeiro nível parcialmente enterrado, permitindo tirar partido da inclinação natural do terreno para dissimular a sua volumetria.

Assim, a fachada principal (orientada a sul) tem uma altura de dois pisos (piso 0 e piso 1), sendo o seu corpo central mais alto, de modo a interromper a continuidade horizontal das cimalhas da fachada, atribuindo-lhe maior riqueza volumétrica, aspeto garantido também através do frontão patente nesse corpo e dos avanços dos planos de fachada, dando origem a arcadas.

Também a fachada poente apresenta uma altura correspondente a dois pisos, tendo-se procurado mitigar o aspeto industrial das duas naves agroindustriais.

A fachada nascente é a que evidencia a maior altura, correspondente aos 3 pisos funcionais. Procurou-se igualmente nesta fachada mitigar as características industriais inerentes às duas naves que albergam as áreas produtivas.

Por fim, a fachada norte apresenta uma variação de altura, decorrente do desenvolvimento da rampa a tardoz, passando de uma altura de 2 para 3 pisos.

Área de Implantação: 5556,15m2

Área de Construção: 9244,75m2

Intervención

Estudo Prévio, Anteprojeto incluindo Licenciamento, Projeto de Execução.

Download PDF

Fecha

2022 - 2023

Cliente

Quinta da Marmeleira – Sociedade Agrícola, Importação e Exportação, Lda.

Compañías

TPF Consultores

Sectores

Comparte este Proyecto

Comparte este Proyecto