O aproveitamento hidroelétrico de Nachtigal, localizado no rio Sanaga, com 420 MW (7 turbinas Francis x 60 MW) de potência instalada, turbinado um caudal de 900 m3/s sob uma queda útil de cerca de 50 m.
O aproveitamento envolve a construção de uma barragem em betão compactado (BCR) com 1450 m de extensão e altura máxima de 15 m, um canal com cerca de 3 km (980 m3/s), uma central hidroelétrica (420 MW), uma linha elétrica (225 kV) com uma extensão de 50 km, bem como das infraestruturas associadas. A albufeira da barragem terá uma capacidade de 28,0 Mm3.
Trata-se um projeto estruturante para o setor energético e para a economia dos Camarões, estando o mesmo a ser construído em regime de PPP, com base num projeto da EDF (Electricite de France). Espera-se que o projeto aumente a capacidade de geração de energia de Camarões em 30%.
O financiamento do Projeto Nachtigal no valor de 1,2 mil milhões de euros é assegurado pelas principais Instituições de desenvolvimento internacional (MIGA, IBRD, IDA, IFC) e bancos locais.
Assistência Técnica à Supervisão da construção e na fase de comissionamento, incluindo a validação das soluções técnicas a adotar, em representação do Estado dos Camarões.
Os serviços incluem:
2021 - EM CURSO
Governo dos Camarões (Ministério da Energia e da Água)
TPF Consultores