Remodelação de cerca de 40 km da Linha do Norte, entre as estações do Entroncamento e de Albergaria dos Doze, com vista a possibilitar a circulação dos comboios convencionais e pendulares com velocidades máximas de 140 km/h e 170 km/h, respetivamente.
Os trabalhos incluíram:
- Movimento de terras, drenagem e obras acessórias - Intervenção na plataforma, consistindo numa subida da rasante, no alargamento da plataforma ferroviária, na correção de curvas (com pequenas retificações ou em variante) e num tratamento de toda a plataforma e taludes adjacentes;
- Obras de Arte - Execução de 5 passagens desniveladas e seus respetivos acessos diretos e indiretos, e remodelação de 8 pontões existentes;
- Via - Renovação integral da via, com o aumento do entre eixo de via em cerca de 2/3 da totalidade do traçado, retificação do traçado de algumas curvas e construção de algumas variantes;
- Catenária - Introdução de um sistema de Catenária tipo LP4, para velocidade máxima de exploração de 200 km/h, complementado com um sistema de retorno decorrente de tração e sistema integrado de terras de proteção das instalações;
- Sinalização e Telecomunicações - Renovação completa dos sistemas de Sinalização e Telecomunicações, sistema “Convel" – Controlo Automático de Velocidade, e execução de novos caminhos de cabos.
Numa 3ª fase foram construídas várias obras de arte incluindo um viaduto com 240 m de extensão cruzando a Linha do Norte e o Ramal de Tomar, bem como várias passagens inferiores (agrícolas, pedonais e todo o tráfego), passagens superiores e caminhos de acesso.
Intervenção