A área de intervenção de 147 900 km2, abrange a parte terminal da bacia do rio Zambeze, estendendo-se da fronteira com a Zâmbia e o Zimbabwé até à sua foz, ao longo de cerca de 900 km. Em termos administrativos, a região integra a totalidade da província de Tete e distritos limítrofes das províncias de Manica, Sofala e Zambézia.
Este Plano, que engloba também os estudos da Avaliação Ambiental Estratégica, do Plano Multi-sectorial, e do Modelo Digital de Suporte a Decisões, nesta vasta região de 15 milhões de hectares, contribuirá para o desenvolvimento sustentável da mesma, contando com os contributos de todos os agentes envolvidos nos sectores Mineiro, Agrícola e Florestal, Transportes e Vias de Comunicação, Ambiente, Turismo, Energia, Água, Pesca, Saúde, Ensino e Educação, entre outros.
O Consórcio TPF integra ainda a colaboração do Institute for Environmental Studies, da Free University Amsterdam e do Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação, da Universidade Nova de Lisboa.
Avaliação Ambiental Estratégica
Plano de Ordenamento Territorial
Plano Multi-Sectorial
Modelo Digital de Suporte a Decisões
2013 - 2015
ADVZ - Agência de Desenvolvimento do Vale do Zambeze
TPF Consultores, TPF Moçambique
Synergia, Projetec, Biodesign