Construção de um terminal de cruzeiros numa extensão de 675 m. Os trabalhos desenvolvidos em duas fases compreenderam:
- Reabilitação do cais existente.
- Construção de uma nova estrutura (constituída por fiadas de estacas (Ø=1,00 m) em betão armado, moldadas “in situ" avançando cerca de 45 m dentro do rio, de modo a obter maiores fundos de serviço, necessários aos grandes navios que acostam.
- Melhoramento das características geotécnicas dos solos em frente ao cais, mediante a execução de colunas brita ou de "jet-grouting".
- Execução de um prisma de enrocamento na face exterior do cais existente para melhorar a estabilidade global.
- Reconstrução do prisma de enrocamento e do filtro no tardoz do cais, de modo a evitar os assentamentos do terrapleno.
- Infraestruturas técnicas de fornecimento de águas e electricidade de apoio aos navios.
Na segunda fase, os trabalhos desenrolaram-se numa frente de 475 m, e para além da execução de reforço e alargamento dos cais atuais, foi contemplado o aterro da Doca do Terreiro do Trigo.
Intervenção