O Aproveitamento Hidroagrícola de Banca Furada situa-se na parte noroeste da Ilha de São Nicolau, no concelho de Ribeira Brava São Nicolau, Cabo Verde.
Este aproveitamento, com uma área equipada que ronda os 50 hectares, é beneficiado por uma rede de rega com origem na barragem de Banca Furada localizada na bacia hidrográfica da Ribeira Grande (ou Ribeira da Fajã).
A finalidade da barragem prende-se com a captação da água das chuvas resultante do cruzamento das duas principais ribeiras do vale de Fajã, para regar a zona de Fajã de Baixo, considerada o celeiro de São Nicolau.
Na área de influência da barragem de Banca Furada estão identificados 62 prédios rústicos, somando uma área total de 49,6 hectares.
O aproveitamento foi beneficiado por um sistema hidráulico com origem na barragem de Banca Furada e a tomada de água na albufeira ligar-se-á à estação elevatória (de pé-de-barragem) de onde saem, em traçado paralelo, duas condutas adutoras de distribuição que divergem para alimentar dois reservatórios independentes.
A empreitada das redes secundárias de rega inicia-se nestes reservatórios. O aproveitamento é servido por uma rede coletiva com 4 745 metros de condutas em PEAD com diâmetros variáveis, entre DN 75 mm e DN 250 mm.
A água é fornecida aos agricultores em pressão e previamente filtrada através de filtros de areia, os quais garantirão um grau de limpeza adequado à rega localizada.
Projeto de Execução
2013 - 2014
MDR - Ministério do Desenvolvimento Rural
TPF Consultores
AgroGes