Aproveitamento Hidroagrícola de Figueira Gorda

Aproveitamento Hidroagrícola de Figueira Gorda
Aproveitamento Hidroagrícola de Figueira Gorda
Aproveitamento Hidroagrícola de Figueira Gorda

O Aproveitamento Hidroagrícola de Figueira Gorda situa-se a leste da Ilha de Santiago, no concelho de Santa Cruz em Cabo Verde.

Este aproveitamento, com uma área equipada que ronda os 105 hectares nas zonas de Achada Bel-Bel, Boaventura, Cancelo e Santa Cruz, será beneficiado por uma rede de rega com origem na barragem de Figueira Gorda.

Na área de influência da barragem da Figueira Gorda foram identificados 71 prédios rústicos, sendo que a maioria dos prédios rústicos (60,6%) tem uma área inferior a 1,0 ha, representando 13,9 % da área total de influência. Dos prédios rústicos com maior área, destacam-se as propriedades de Sonho de Ontem e Justino Lopes, antes a maior empresa agrícola de Cabo Verde.

A água armazenada na albufeira será aduzida através de uma conduta em FFd DN 300 mm passando a PEAD DN 225 mm e a PEAD DN 160 mm até chegar ao reservatório de Monte Preto, ao longo da qual se encontram as derivações para as redes secundárias de rega que irão alimentar cerca de 63,6 ha.

Com origem no reservatório de Monte Preto (de 1 000 m3) desenvolve-se uma conduta adutora de distribuição de PEAD DN 160 mm, na qual serão executadas as derivações para as redes secundárias de rega que irão beneficiar uma área de 39,0 ha.

A rede secundária de rega tem 5 926 metros de condutas em PEAD com diâmetros variáveis, entre DN 75 mm e DN 200 mm.

A água será fornecida em pressão aos agricultores e previamente filtrada através de filtros de areia, os quais garantirão um grau de limpeza adequado à rega localizada.

Intervenção

Projeto de Execução

Download PDF

Data

2013 - 2014

Cliente

MDR - Ministério do Desenvolvimento Rural

Empresas

TPF Consultores

AgroGes

Sectores

Partilhe este Projeto

Partilhe este Projeto