O Aproveitamento Hidroagrícola de Salineiro situa-se na Ilha de Santiago, no concelho de Ribeira Grande e freguesia de Santíssimo Nome de Jesus.
Este aproveitamento tem uma área equipada de 43 hectares e será beneficiado por uma rede de rega, com origem na barragem do Salineiro, construída na ribeira Grande de Santiago, a cerca de 2 km a montante da localidade de Salineiro.
Na zona onde está implantado o aproveitamento pratica-se a pastorícia em regime livre e não existe divisão em parcelas ou prédios rústicos. A área do empreendimento foi dividida em 40 unidades de rega.
A água armazenada na albufeira será aduzida, através de uma conduta em FFd DN 400 mm, que se bifurca em dois ramais: um, de PEAD DN 225 mm (margem direita) e outro, de PEAD DN 315 mm (margem esquerda), que servirão, respetivamente, as unidades de Achadas de Salineiro e Calabaceira.
A rede secundária de rega tem 5 798 metros de condutas em PEAD com diâmetros variáveis, entre DN 75 mm e DN 400 mm.
A água será fornecida em pressão aos agricultores e previamente filtrada através de filtros de areia, os quais garantirão um grau de limpeza adequado à rega localizada.
Projeto de Execução
2013 - 2014
MDR - Ministério do Desenvolvimento Rural
TPF Consultores
AgroGes