Este aproveitamento tem como objetivo implementar um sistema de geração de energia elétrica a partir de biogás produzido por decomposição da fração orgânica dos Resíduos Sólidos Urbanos, depositados no aterro sanitário do Oeste.
A drenagem dos gases produzidos no aterro é efetuada através de furos verticais na massa de resíduos que integram a rede de drenagem e queima do biogás. Este sistema é ainda composto por um coletor central e um queimador de biogás (750 m3/h), ao qual se encontra ligada a rede de drenagem e queima.
As válvulas de regulação para controlo do caudal de cada poço assim como os respetivos pontos de amostragem encontram-se localizados junto ao coletor central.
O biogás é extraído do aterro por aspiração utilizando o ventilador dimensionado de modo a garantir o caudal e pressão necessários para o funcionamento do grupo motor gerador (1063 kW). A energia elétrica produzida é elevada a 30 kV, através do transformador 0,4/30 kV de 1250 kV, e injetada na rede de distribuição da EDP, ao abrigo do estatuto de produtor em regime especial.
Revisão de Projeto de Execução
Fiscalização de Obra
1,1 M€
2010 - 2011
VALORSUL
TPF Consultores