Estação de Metro do Terreiro do Paço

Estação de Metro do Terreiro do Paço
Estação de Metro do Terreiro do Paço
Estação de Metro do Terreiro do Paço

A Estação Terreiro do Paço insere-se no prolongamento da Linha Azul (troço entre Baixa-Chiado e Santa Apolónia) do Metropolitano de Lisboa. A estação, localizada mesmo ao lado do rio Tejo, tem 144m de extensão total e 24m de largura na zona larga. A escavação tem uma profundidade máxima de 28m, interessando uma espessura de lodos de cerca de 22m, com o nível freático à superfície.

A cortina de contenção periférica é constituída por estacas primárias e secundárias com Ø=1,5m, afastadas entre eixos de 1,75m e com 35m de comprimento, uma viga de coroamento em betão armado, forro interior de betão armado com 0,8m de espessura e uma laje de fundo com 1,7m de espessura.

O sistema de suporte provisório da cortina foi constituído por 5 níveis de escoras metálicas fortemente pré-esforçadas. Este sistema foi complementado, na zona larga da estação, com uma laje de jet grouting com 3m de espessura, entre 18 e 21m de profundidade, disposta entre o túnel existente (previamente preenchido com betão pobre) e as cortinas de estacas longitudinais.

Intervenção

Estudo Geológico-Geotécnico

Projeto de Execução

Assessoria Geotécnica à Obra

Download PDF

Valor da Obra

50 M€

Data

2002 - 2007

País

Cliente

ML - Metropolitano de Lisboa

Empresas

TPF Consultores

Sectores

Partilhe este Projeto

Partilhe este Projeto