O prolongamento da Linha Amarela Rato - Cais do Sodré, visa melhor servir a zona sul da rede e de Lisboa, estende-se num corredor N-S, fazendo a ligação entre o Marquês de Pombal e a zona Ribeirinha de Lisboa no Cais do Sodré a partir do Término do Rato da Linha Amarela.
Este prolongamento será em túnel de via dupla, com uma extensão de 1984m. Terá 2 novas estações com cais laterais de 105m de comprimento e ainda 2 novos Poços de Ventilação de meio Troço.
Prevê-se a criação de um segundo átrio poente, complementar ao atual da Estação Cais do Sodré com uma nova ligação entre o cais ML na zona poente da atual estação e as 3 plataformas da CP. Inclui-se nesta extensão a remodelação do atual Poço de Ventilação existente no final do término do Rato que sofrerá adaptações no seu interior de modo a garantir o acesso também ao novo túnel. Está prevista ainda a ligação das linhas a Norte, no Campo Grande, com a criação de 2 novos troços de ligação entre os viadutos existentes, que permitirão a ligação em anel da Linha Verde vinda de Alvalade com o troço da Cidade Universitária da Linha Amarela, e ainda uma ligação entre as Estações Telheiras e Quinta das Conchas da atual linha Amarela. Esta solução de ligação entre as duas Linhas Amarela e Verde permitirá o fecho em anel transformando-se numa linha circular, de modo a melhorar a mobilidade na zona central da cidade de Lisboa.
A revisão do Projeto Base e Projeto de Execução incide sobre as seguintes especialidades:
- Escavação e Contenção Periférica;
- Estruturas e Métodos Construtivos
- Estruturas de Contenção Provisória ou Definitiva;
- Túneis (Estruturas e métodos Construtivos);
- Estruturas de Contenção ao longo do Traçado (Muros de Suporte, Estabilização e Contenção de Taludes e de Encostas)
- Demolições (Edifícios e de outras Infraestruturas Interferidas pelo Traçado);
- Interferências (Levantamento do Estado do Património Edificado ao longo do Traçado e Análise de Risco);
- Elaboração dos Cenários de Risco, Elaboração dos Planos de Observação e Projetos de Monitorização/Instrumentação;
- Estruturas de Reforço dos Edifícios ao longo do Traçado (Consolidação de Fundações);
- Desvios de Trânsito;
- Serviços Afetados (Cadastros das Infraestruturas);
- Geologia/Geotecnia;
- Hidrologia;
- Projeto de Integração da Extensão na Infraestrutura e Sistemas Metro existente;
- Projeto das Infraestruturas Embebidas na Estrutura de Betão Armado (tubagem de águas e drenagem, passa-muros, infraestruturas de instalações elétricas e telecomunicações, poços de terra, travessias de via férrea);
- Plano de Negativos para as Salas Técnicas (QGBT, PST, SET, sala de bombagem);
- Projeto de betão armado dos poços de bombagem de águas residuais;
- Plano de cotas de instalação dos elevadores e escadas mecânicas;
- Plano de negativos para passagem e atravessamento das condutas de ventilação e ar condicionado;
- Projeto dos Cimbres de Proteção à Via Férrea
- Projeto dos Tímpanos de Separação entre a zona de obra e zona em exploração
- Projeto de Estaleiro
- Planos de Manutenção Preventiva Sistemática para a Infraestrutura e Equipamentos.
- Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição
Relatório Preliminar de Conformidade Ambiental
Intervenção
Revisão do Projeto Base e Projeto de Execução.