Ligação das Linhas Verde e Amarela - Linha Circular do Metro de Lisboa

Ligação das Linhas Verde e Amarela - Linha Circular do Metro de Lisboa
Ligação das Linhas Verde e Amarela - Linha Circular do Metro de Lisboa
Ligação das Linhas Verde e Amarela - Linha Circular do Metro de Lisboa

O prolongamento da Linha Amarela Rato - Cais do Sodré, visa melhor servir a zona sul da rede e de Lisboa, estende-se num corredor N-S, fazendo a ligação entre o Marquês de Pombal e a zona Ribeirinha de Lisboa no Cais do Sodré a partir do Término do Rato da Linha Amarela. 

Este prolongamento será em túnel de via dupla, com uma extensão de 1984m. Terá 2 novas estações com cais laterais de 105m de comprimento e ainda 2 novos Poços de Ventilação de meio Troço.

Prevê-se a criação de um segundo átrio poente, complementar ao atual da Estação Cais do Sodré com uma nova ligação entre o cais ML na zona poente da atual estação e as 3 plataformas da CP. Inclui-se nesta extensão a remodelação do atual Poço de Ventilação existente no final do término do Rato que sofrerá adaptações no seu interior de modo a garantir o acesso também ao novo túnel.  Está prevista ainda a ligação das linhas a Norte, no Campo Grande, com a criação de 2 novos troços de ligação entre os viadutos existentes, que permitirão a ligação em anel da Linha Verde vinda de Alvalade com o troço da Cidade Universitária da Linha Amarela, e ainda uma ligação entre as Estações Telheiras e Quinta das Conchas da atual linha Amarela. Esta solução de ligação entre as duas Linhas Amarela e Verde permitirá o fecho em anel transformando-se numa linha circular, de modo a melhorar a mobilidade na zona central da cidade de Lisboa.

A revisão do Projeto Base e Projeto de Execução incide sobre as seguintes especialidades:

  • Escavação e Contenção Periférica;
  • Estruturas e Métodos Construtivos 
  • Estruturas de Contenção Provisória ou Definitiva;
  • Túneis (Estruturas e métodos Construtivos);
  • Estruturas de Contenção ao longo do Traçado (Muros de Suporte, Estabilização e Contenção de Taludes e de Encostas)
  • Demolições (Edifícios e de outras Infraestruturas Interferidas pelo Traçado);
  • Interferências (Levantamento do Estado do Património Edificado ao longo do Traçado e Análise de Risco);
  • Elaboração dos Cenários de Risco, Elaboração dos Planos de Observação e Projetos de Monitorização/Instrumentação;
  • Estruturas de Reforço dos Edifícios ao longo do Traçado (Consolidação de Fundações);
  • Desvios de Trânsito;
  • Serviços Afetados (Cadastros das Infraestruturas);
  • Geologia/Geotecnia;
  • Hidrologia;
  • Projeto de Integração da Extensão na Infraestrutura e Sistemas Metro existente;
  • Projeto das Infraestruturas Embebidas na Estrutura de Betão Armado (tubagem de águas e drenagem, passa-muros, infraestruturas de instalações elétricas e telecomunicações, poços de terra, travessias de via férrea);
  • Plano de Negativos para as Salas Técnicas (QGBT, PST, SET, sala de bombagem);
  • Projeto de betão armado dos poços de bombagem de águas residuais;
  • Plano de cotas de instalação dos elevadores e escadas mecânicas;
  • Plano de negativos para passagem e atravessamento das condutas de ventilação e ar condicionado;
  • Projeto dos Cimbres de Proteção à Via Férrea
  • Projeto dos Tímpanos de Separação entre a zona de obra e zona em exploração
  • Projeto de Estaleiro
  • Planos de Manutenção Preventiva Sistemática para a Infraestrutura e Equipamentos.
  • Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição
    Relatório Preliminar de Conformidade Ambiental

Intervenção

Revisão do Projeto Base e Projeto de Execução.

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Data

2020 - EM CURSO

País

Cliente

Metropolitano de Lisboa, E.P.E

Empresas

TPF Consultores

Sectores

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