Quadruplicação da Linha de Cintura e Modernização da Linha do Norte

Quadruplicação da Linha de Cintura e Modernização da Linha do Norte
Quadruplicação da Linha de Cintura e Modernização da Linha do Norte
Quadruplicação da Linha de Cintura e Modernização da Linha do Norte

O Projeto envolve a execução de intervenções numa extensão total de cerca de 15,5 quilómetros e engloba:

  • A quadruplicação da Linha de Cintura, entre as Estações de Roma/Areeiro e de Braço de Prata;
  • A modernização da Linha do Norte entre as Estações de Braço de Prata e de Sacavém, incluindo a reformulação integral do diagrama de via da Estação do Oriente, com inserção de mais três vias;
  • A construção de novas Estações em Chelas/Olaias e em Braço de Prata e do novo Apeadeiro de Marvila, adequadas aos novos serviços ferroviários e que asseguram melhores condições de segurança, conforto e acesso aos utilizadores. A Estação em Chelas/Olaias será dotada de uma interface com a Estação de Metro das Olaias;
  • A construção de seis novas obras arte ferroviárias (três pontes, um viaduto e dois túneis); 
  • A substituição integral dos sistemas de catenária nos troços da Linha de Cintura e Linha do Norte objeto de intervenção; 
  • A construção das infraestruturas de suporte à componente de Sinalização e Telecomunicações;

Estas intervenções permitirão o aumento da oferta nas Linhas de Cintura, do Norte e de Sintra, em particular dos suburbanos, mas também nos regionais e de longo curso.

A concretização destes investimentos permitirá criar condições para a implementação de novos serviços de Alta Velocidade entre Lisboa-Oriente e Porto-Campanhã.

O projeto prevê as seguintes velocidades de circulação (valores mínimos):

  • Linha de Cintura: 100 km/h;
  • Linha do Norte (Braço de Prata – Oriente): 160 km/h;
  • Linha do Norte (Oriente – Moscavide): 100Km/h;
  • Nova Linha Braço de Prata – Oriente (Linhas 1, 2 e 3): 160 km/h;
  • Concordância de Xabregas: 45 km/h.

Intervención

Estudo de Impacte Ambiental, Estudo Prévio; Projeto de Execução (Projetos autónomos) e Assistência Técnica:

  • Quadruplicação da Linha de Cintura entre Roma/Areeiro e Braço de Prata,
  • Modernização da Linha do Norte entre Braço de Prata e Sacavém, incluindo a Estação do Oriente,
  • Ligações da Linha de Cintura à TTT.

Estudos incluídos no âmbito da prestação de serviços: Levantamentos Topográficos; Estudo Geológico e Geotécnico e Prospeção Geotécnica, Via-Férrea; Hidrologia e Hidráulica, Terraplenagem, Drenagem e Vedações, Instalações Fixas de Tração Elétrica, Infraestruturas de suporte à componente de Sinalização, Infraestruturas de suporte à componente Telecomunicações, Intervenções em Estações e Apeadeiros, Obras de Arte Especiais e Obras de Arte Correntes, 
Demolições; Estruturas de Suporte, Estabilização e de Contenção, caso se revele necessário; Serviços Afetados; Restabelecimentos e Caminhos Paralelos; Integração Paisagística; Plano de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição; Expropriações, Plano de Segurança e Saúde e da Compilação Técnica.

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Fecha

2022 - EN CURSO

Cliente

IP – Infraestruturas de Portugal, S.A.

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